No princípio…

Leitura recomendada: João 1:1-2

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:1

“No princípio…” – que começo assombroso. João vai às raízes do Antigo Testamento e do livro de Génesis empresta a abertura do seu Evangelho.

Em Génesis o foco está no poder absoluto do Deus Soberano Criador. João, por sua vez mostra que Deus é independente da Sua criação, que existe majestoso antes dela,  e que a Sua revelação maior não é pelas coisas criadas (Rm.1:19-20), mas pela Palavra encarnada (Hb.1:1-3).

De maneira diferente dos outros evangelistas, João salta os pormenores históricos do nascimento de Jesus e abre a narrativa do evangelho afirmando sem reservas a Sua plena divindade. Jesus, o Verbo. Jesus não é apenas um Messias humano ungido por Deus. Um homem escolhido entre homens. Ele é, sempre foi, e será Deus.

Ele é desde o princípio. Eterno. Sem início e sem fim. Não foi criado. Imaginado. Inventado. Não precisa de outro. Não depende de ninguém. É totalmente suficiente. Independente. Maior. Santo.

Ele estava com Deus. Isso não significa que não fossem o mesmo. O verbo era, é Deus. A pessoa de Jesus não é uma emanação posterior da identidade divina. Ele é Deus desde o princípio.

Afirmar a divindade de Jesus é uma prioridade para João. É necessário vê-l’O além do Mestre, do Profeta, do Operador de Milagres, do Messias vitorioso que tantos aguardavam. Ele é o próprio Deus a visitar a Sua criação. Olhar para Jesus é olhar para Deus. O Seu carácter. O Seu coração. As Suas palavras são as palavras de Deus. Por isso, Ele é o Verbo. A Mensagem de Deus para o Homem, presente desde a eternidade passada no seio divino, agora revelada à luz, para Salvação dos que crêem.

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s