A experiência cristã vive do difícil equilíbrio da dicotomia de uma prática da fé na intimidade solitária ou comunitária com Deus, e, a prática da mesma fé na hostilidade de um mundo que não reconhece a Deus. A montanha e o vale. O lugar santo saturado da presença inegável de Deus, e, o lugar comum dos desafios à fé onde a nossa fragilidade e incapacidade são mais evidentes.

Todos gostamos de estar na montanha. O êxtase dessa experiência leva-nos a buscá-la incessantemente, por vezes, até por meio de artifícios que mimetizam o mover sobrenatural do Espírito, mas, são inconsequentes nos seus efeitos santificadores. A montanha é essencial para sobreviver num mundo hostil à fé. Jesus é descrito muitas vezes a subir a montanha. O recolhimento, consolo, instrução e capacitação que recebemos quando nos encontramos com o Senhor são imprescindíveis para nos mantermos no centro da Sua vontade.

A vida, no entanto, não pode ser feita apenas de montanha. O chamado de Deus para os seus é que desçam ao vale para alcançar os que ainda estão perdidos. Aí a nossa fé é posta à prova. A instrução que recebemos antes tem que ser aplicada. A forças empregues até ao limite para alcançar o fruto. O preço amargo do tomar a cruz pago com gozo santo.

Nem quem vive sempre na montanha, nem quem insiste em ficar no vale, prova a vida abundante que Deus, em Cristo, tem para os seus. Não estamos sempre fracos, necessitados do consolo do Pai. Nem estamos sempre fortes, capazes de enfrentar as potestades. Somente os experimentados – como Jesus – em subir ao monte e descer às multidões, estão aptos a cumprir todo o desígnio de Deus para as suas vidas.

.

_______________________________________________

Clique para ler Mateus 17.

Clique para ler ou descarregar Olhar a Bíblia: Mateus 17.pdf

Anúncios

2 thoughts on “Mateus, capítulo 17

  1. Prezado Helder,
    Comecei a estudar o Novo Testamento através de suas publicações aqui no AD CAUSAM, pois, a cada capítulo lido encontro uma explanação, com uma interpretação clara e de fácil entendimento.
    No entanto, ao chegar no capítulo 19 descubro que esse material esgotou e fiquei meio perdida. Não encontrei nada na net que possa me trazer o entendimento que encontrei no seu blog. Gostaria tanto que continuasse, pois está sendo uma grande ajuda essa sua explicação sobre a palavra divina.
    Muito obrigada.
    Dalieva

    Gostar

    1. Cara Dalieva,
      Agradeço as suas palavras de encorajamento. Dou graças a Deus por Ele usar esta ferramenta para Sua glória e benção de outros.
      Quanto à série “Olhar a Bíblia”, está nos meus planos completar o livro de Mateus, e continuar nos restantes. Infelizmente, não tenho tido muita disponibilidade para produzir novos conteúdos, pois os outros ministérios em que estou envolvido têm consumido muito do tempo. Mas, haverá novidades brevemente.
      Se quiser, poderá subscrever o blog e receberá uma notificação via e-mail sempre que for publicado um novo post.
      Deus a abençoe,
      Helder Soares

      Gostar

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s