A experiência cristã é sublime, mas exigente. Para alcançar o alvo que Deus propõe é necessário não perder de vista duas realidades fundamentais acerca do nosso relacionamento com Ele, das quais o apóstolo Paulo fala em 2Cor.5:18-6:13:

1. A maior prioridade de Deus é a reconciliação.

É maravilhoso e insondável pensar que o Deus Soberano e Criador de tudo se importe connosco a tal ponto que busque incessantemente a reconciliação. Ele que é a parte ofendida revela o  maior interesse. Ele fez tudo o necessário para que escapassemos à maldição do pecado. E, para que fôssemos feitos justiça de Deus. Quando estamos reconciliados com Deus estamos aprovados por Ele, íntegros, virtuosos e puros. É claro que nada disto provém de nós, que continuamos muitas vezes a pecar, mas as perfeições de Cristo são atribuídas àqueles que nEle confiam. Somos reconciliados e restaurados para sermos aquilo que devíamos ser.

2. O maior privilégio e responsabilidade da nossa vida é sermos embaixadores de Deus.

Não só Deus nos reconciliou consigo como nos confiou a tarefa importantíssima de sermos os seus representantes, de cuidarmos dos seus interesses levando a mensagem da reconciliação aos outros. Tal como um embaixador não vivemos para nós ou para os nossos interesses, mas tudo quanto fazemos é para honrar e destacar Deus nas nossas vidas. Ou, pelo menos, assim devia ser. Quando esta é a realidade, podemos estar certos que ainda que venham tribulações e perseguições, Deus tomará a nossa defesa, porque sofremos por Amor do Seu Nome.

O próprio Paulo se coloca como exemplo de alguém que vive constantemente com estas realidades bem presentes. Ele faz notar que para poder viver amplamente para Deus é necessário ampliar o nosso coração para acolher com alegria tudo quanto a experiência cristã significa:

a. Há um preço a pagar que nem sempre será fácil, mas que não se compara com o que ganharemos.

b. É necessário zelo para nos mantermos fiéis a Deus.

c. Mais importante do que o que os outros pensam é o que Deus pensa a nosso respeito.

O gozo pelo da vontade de Deus para nossa vida só pode ser impedido por uma coisa: os nossos próprios afectos. Isto é, a nossa vontade egoísta e descentrada de Deus. Por isso, Deus nos apela assim:

Dilatai-vos vós também!

.

________________________________________

Clique para ouvir ou descarregar Corações dilatados.mp3

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s