1  No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
2  E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela.
3  O seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve.
4  E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos.
5  Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
6  Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia;
7  e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.
Mateus 28:1-7

Na manhã daquele dia glorioso, as mulheres dirigiram-se ao sepulcro em busca de um corpo, ensombradas pela dor da perda do seu Mestre, chorando a frustração e desilusão da aparente derrota. Mas, quando chegaram ao sepulcro, lugar de morte e tragédia, descobriram um lugar de esperança e vida. E tudo começou com as palavras do anjo que disse: “Não está aqui, porque ressurgiu!” (Mt.28:6)

Jesus ressurgiu para uma Vida inteiramente diferente, plena, superabundante, cheia da virtude de Deus. Até o seu corpo era diferente.

A ressureição de Jesus para esta Vida indescritível, expande e eleva a Sua qualidade de Salvador. Ele não é apenas o Salvador Sofredor, o Cordeiro que se apresenta em sacrifício em favor dos pecadores, levando a sua culpa e castigo, mas, é também o Salvador Vitorioso, que detém o poder sobre todos os terrores que dominam e corrompem o Homem, e o Salvador Vivo Eternamente, capaz de transformar e dar sentido às vidas daqueles que O recebem.

1. A Ressurreição dá-nos o poder da Vida.

Jesus disse:

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”
João10:10

A grande notícia da ressurreição é: “Nada será como dantes!” Jesus não nos salvou para voltarmos à mesma vida de sempre. Da Sua Vitória flui cura para as nossas vidas. Cura para as mágoas. Cura para as tristezas. Cura para os fracassos. Cura para as desilusões. Cura para as dúvidas e incertezas. Cura para o egoísmo e mesquinhice. Cura para o ódio e o rancor. Cura para a falta de amor próprio. Cura para ti, como pessoa inteira! É por isso que, perante uma transformação tão radical, a Bíblia fala mesmo de um nascer de novo. Por que não será possível reconhecer mais a velha pessoa que eramos. Tudo se fez novo!

2. A Ressurreição dá-nos poder sobre o pecado

Sem dúvida que a maior luta de todo o cristão é contra a sua natureza pecaminosa. É nesta área das nossas vidas que sofremos as maiores derrotas, que suportamos as mais difíceis desilusões e onde carregamos as mais profundas cicatrizes. Estou convencido que este é também o motivo pelo qual tantos ficam pelo caminho. O sentimento de impotência para mudar rouba-lhes a perspectiva de futuro. Nada disto é novo. A Bíblia diz:

“Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum. Com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. (…) Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”
Rm.7:18,19,24

Que vantagem poderia trazer a anulação da pena, sem o poder para vencer o fracasso que conduz a ela? Do mesmo modo, que salvação seria a nossa se ela trouxesse “apenas” o perdão do pecado, mas, nos deixasse impotentes para dominá-lo e vencê-lo, para experimentarmos a vida que Deus sempre planeou para nós?

O poder da Resurreição capacita-nos a vencer sobre o pecado.

3. A Ressurreição dá-nos poder sobre a morte.

Um dos efeitos óbvios da ressurreição de Jesus Cristo é que Ele venceu a morte. Esta é a base da nossa convicção de que também não morreremos, mas que viveremos para sempre. Isto não se refere à morte do nosso corpo, pela qual todos passaremos se Cristo não voltar antes, mas, à nossa condição espiritual perante Deus.

“Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados (…) Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, (…) pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé – e isto não vem de vós, é dom de Deus – não das obras para que ninguém se glorie.
Ef.2:1-9

Estamos livres para viver a abundância de vida que Deus sempre desejou para nós. O Espírito Santo em nós – conquista da Ressurreição – nos guiará à vida que Deus planeou. É dEle que vem a força, a sabedoria e o poder para vivermos para Deus. E nada nos satisfará tanto como essa experiência gloriosa.

Seguir a Cristo é seguir um Rei Vivo! Deixa que Ele transforme a tua vida pelo poder da Sua Ressurreição!

.

(apresentado no Congresso de Páscoa 2010 na Igreja Evangélica em Sangalhos, 4.4.2010)

________________________________________________________

Clique para ler ou descarregar o texto integral de O Poder da Ressureição.pdf

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s