Durante a sua peregrinação para o templo a fim de oferecer sacrifícios ao Senhor, os israelitas entoavam um conjunto de cânticos que ficaram conhecidos como os “Cânticos dos degraus”. Podemos encontrá-los no livro dos Salmos. A maioria desses cânticos exaltavam a grandeza do Senhor, na sua Santidade e na sua capacidade de defender o povo, ao mesmo tempo que colocavam o adorador numa posição de humildade.

Embora não sejamos convocados pelo Senhor a realizar uma peregrinação a algum lugar santo, necessitamos, do mesmo modo, de preparar os nossos corações para nos encontrarmos com Deus. Uma peregrinação do coração.

Um desses Salmos, o 123, ensina-nos a levantar os olhos – isto é, todo o nosso ser: mente, coração, espírito, as nossas expectativas e anseios – para olhar para o Senhor, o Santo que habita nos céus, e depositar nele toda a nossa confiança. Olhar com olhar de servo. O olhar do servo é determinado pelo entendimento que ele tem do seu senhor. A mão do senhor representa o poder e a capacidade dele. É uma mão que:

  1. Dirige.
  2. Provê.
  3. Assiste.
  4. Protege.
  5. Corrige.
  6. Recompensa.

Perante tal Senhor, como deve ser o nosso olhar? Certamente um cheio de temor, não por medo irracional, mas por reverência santa perante aquele que pode perdoar pecados. Expectativa por saber o que Ele tem reservado para nós. Confiança total na Sua capacidade de levar o Seu propósito até ao fim. E, por fim, obediência à vontade soberana dAquele que nos dá todas as coisas.

Chegando com o coração assim preparado à presença do Senhor, não voltaremos vazios. Receberemos da Sua abundância Graça e Misericórdia para prosseguir.

.

______________________________________________________________________

Clique para ouvir ou descarregar Peregrinação do coração.mp3

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s