Aqui poderás encontrar um arquivo de pregações. Podes clicar num tema para ser redireccionado para uma nova página com um resumo da pregação. Nessa página terás a possibilidade de efectuar o download do texto integral e, quando disponível, uma versão audio (mp3) da mesma.

 

O Legado

“Qual é o legado que estou a construir?”

Com base em Josué 23 quero partilhar alguns pensamentos que o Senhor trouxe ao meu coração.

Josué era nesta altura um homem velho e pressentia já o dia da partida. Antes de morrer, ele convoca todo o povo para uma declaração solene. No fim da sua carreira o líder Josué queria entregar ao povo o seu legado. O que ele disse pode surpreender-nos.

(disponível em .pdf e .mp3)

Crescer nas tribulações

O Salmo 116 é o testemunho público de um homem que passou por uma tremenda tribulação que quase o levou à morte. O que este homem tem para dizer é surpreendente:

Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Salmos 116:12

Encontrar motivos de gratidão nas circunstâncias difíceis e no sofrimento não é a reacção natural e esperada. Mais rapidamente encaramos o sofrimento como justificação para a nossa raiva contra Deus. Entendemos o nosso sofrimento como um fracasso do Amor de Deus.

A razão pela qual pensamos assim é que escolhemos desconfiar de Deus ao invés de O buscarmos em fé. O testemunho do salmista é: “invoquei o nome do Senhor”. Deus honrou a sua fé. E, a sua vida nunca mais foi a mesma.

(disponível em .pdf e .mp3)

Grandes Coisas

Texto base: Salmo 126:3

Temos um Deus grande e que faz grandes coisas. É importante não perdermos de vista, e do coração, estas duas realidades. Trazer na memória a obra que Deus tem realizado nas nossas vidas fará de nós melhores pessoas, melhores servos, melhores crentes, e melhores filhos. (Rm.12:1-2)

(disponível em .mp3)

O Poder da Ressurreição

Texto base: Mateus 28:1-7

Na manhã daquele dia glorioso, as mulheres dirigiram-se ao sepulcro em busca de um corpo, ensombradas pela dor da perda do seu Mestre, chorando a frustração e desilusão da aparente derrota. Mas, quando chegaram ao sepulcro, lugar de morte e tragédia, descobriram um lugar de esperança e vida. E tudo começou com as palavras do anjo que disse: “Não está aqui, porque ressurgiu!” (Mt.28:6)

(disponível em .pdf)

As aparições de Jesus – uma questão de coração e não de vista

Texto base: João 20:18-31

Depois da Ressurreição Jesus aparece várias vezes aos discípulos. Estas aparições têm um significado muito especial, porque podemos entender pelas Escrituras que, apesar de já todos saberem que Jesus não estava no túmulo, não gozavam ainda o poder transformador dessa realidade nas suas vidas.

(disponível em .pdf)

O maior prémio

Texto base: Hebreus 13:6

O alpinista português João Garcia tornou-se um dos 10 homens do mundo a atingir o cume das 14 montanhas mais altas do mundo sem recurso a oxigénio artificial. Durante 17 anos este homem perseguiu o seu sonho e nem mesmo as muitas dificuldades que encontrou, inclusivé de risco de vida e após ter sofrido amputações das pontas dos dedos por causa de queimaduras do gelo, o fizeram desistir. Somos inspirados por histórias de vida como esta. Reconhecemos a perseverança, a capacidade de sofrimento, o olhar fixo no prémio, e somos levados querer ser como eles. Muitas vezes tentamos até imitar a sua atitude, mas cedo esbarramos com dificuldades tais que nos levam a desistir. Qual é afinal o segredo?

(disponível em .pdf)

Perigos pela Fé

Texto base: Apocalipse 2:8-11

Deus nunca escondeu que há um preço a pagar por aqueles que querem ser discípulos. Jesus fala em tomar a cruz, em perseguição e rejeição pelo sistema do mundo. E avisa-nos que nos últimos dias será ainda pior, a ponto de perguntar: “Quando voltar, acharei fé na terra?”

(disponível em .pdf)

Série: “Vida!”

Texto base: Lucas 8:4-15

A Vida. Haverá tema mais vasto que este? As pessoas passam horas a falar dela. A família, o trabalho, as férias, as paixões, os passatempos. Cada um tem uma teoria sobre o sucesso, a felicidade e o caminho para lá chegar. Seria de esperar que com tantos entendidos todos vivêssemos melhor. A realidade revela o contrário. Pessoas angustiadas, oprimidas, insatisfeitas, deprimidas. Esta série é uma reflexão sobre a vida. A vida como Deus a entende e a perspectiva que nós assumimos perante a proposta de Deus.

(série em 2 sessões disponível em .pdf, .pps e .mp3)

Série: “Raízes”

(série apresentada no 4ª Retiro de Jovens da Igreja Evangélica em S. João da Madeira)

Já pensaste qual é a única parte de uma planta que é absolutamente indispensável? Não são as flores apesar de muito bonitas, nem os frutos ainda que saborosos. Também sobrevivem sem folhas, e muitas, ainda que cortadas rente ao solo, tornam a crescer. Mas, nenhuma sobreviverá sem raízes. Falar de raízes é falar daquilo que é fundamental, da fonte de tudo, de sustento e de firmeza, da força da vida.

(disponível em .ppsx e .mp3)

Série: “Crescer”

Texto base: Atos 7:17-36

Série em 3 sessões baseada na experiência de vida de Moisés.

(disponível em .pdf e .ppt)

O Chamar de Deus

Texto base: Lucas 5:27-32

Jesus, quando confrontado com uma acusação difícil, dividiu os seus ouvintes em dois grupos. As características essenciais desses dois grupos separavam-nos irremediavelmente. A uns apelidou de sãos ou justos, a outros de enfermos ou pecadores.

(disponível em .pdf)

Não desistas!

Texto base: Jeremias 12:5

Jeremias é um profeta com o qual eu me identifico muito. Ele é um homem muito emocional e muito “como nós”. Não se apresenta como um “super-servo do Senhor”, mas está sempre fraquejando, lamentando, temendo, pensando desistir e reclamando com Deus. Eu disse que ele era “como nós”! O mais notável acerca deste homem é que em tudo isso ele não pecou contra o Senhor, e ainda mais admirável, o Senhor sempre lhe respondeu. Algumas das passagens bíblicas mais importantes na minha experiência com o Senhor estão neste livro e foram transmitidas através deste homem tão “como nós”.

(disponível em .pdf)

A Missão

Texto base: Mateus 10

A nossa experiência com Deus apenas começa com a Salvação. Esse momento em que somos perdoados, justificados, regenerados, reconciliados com Deus e cheios da plenitude do Seu Espírito Santo, marca o início de uma nova experiência de vida, que atingirá o seu auge na nossa obediência à Sua vontade.

(disponível em .pdf e .ppt)

A Busca

Texto base: 1 João

Nos filmes, nos livros, na música, na arte há um tema recorrente. A busca. Deus, que conhece o nosso coração, deseja saciar essa fome e sede que sentimos. Ele, melhor do que nós, sabe exactamente o que nos faz falta. E está disponível para nos ajudar. A Bíblia mostra que há coisas que todos os Homens necessitam. E são precisamente essas coisas que Deus tem para dar.

(disponível em .pdf e .mp3)

Escolhas

Texto base: Marcos 15:1-15

Estamos constantemente a fazer escolhas. Algumas são triviais, outras relevantes. Algumas que nos afectam só a nós, enquanto outras têm impacto nos que estão à nossa volta. Umas têm consequências imediatas, outras eternas. Investimos a nossa vida na preparação para fazer as escolhas certas, para que no momento crucial não falhemos o alvo, mas,acabamos muitas vezes estatelados no chão. Se, na maioria das vezes basta que tornemos a levantar-nos para tentar de novo, noutras a decisão que tomamos terá consequências irreversíveis.

(disponível em .pdf e .mp3)

Da água e do deserto – retratos da experiência cristã

Texto base: Êxodo 15:22-27

Após a estrondosa vitória concedida por Deus – a libertação da escravidão do Egito, o povo deparou-se com uma enorme dificuldade: o Mar Vermelho. Com o mar pela frente e o exército de Faraó em perseguição cedo o desespero do povo começou a crescer. Foi então que Deus fez o impensável – o mar se abriu e o povo passou a pé enxuto para a outra margem. Os egípcios morreram no mar.

Se dúvidas houvesse acerca do poder e do cuidado de Deus pelo povo ficaram aí desfeitas. Nada poderia impedir o propósito de Deus. No entanto, três dias depois o povo estava novamente mergulhado em desespero e dúvidas. Para chegar à terra da promessa teriam que passar pelo deserto – uma passagem breve e preparatória para o que estava para vir.

(disponível em .pdf, .ppt e .mp3)

Série: “Acorda!”

Série de 5 palestras.

Seria de esperar que a geração mais bem preparada e com mais oportunidades de sempre fosse aquela que mais mudanças positivas traria ao mundo. A realidade é, no entanto, diferente. Apesar da quantidade massiva de informação a que temos acesso, e de podermos estar permanentemente ligados através do telemóvel ou net, estamos cada vez mais individualistas e adormecidos, indiferentes àquilo que se passa à nossa volta.

O clamor de Deus para ti é: ACORDA!

(disponível em .ppt e .mp3)

Série: “Enfrentar a Crise

Texto base: 2 Crónicas 20

O pecado lançou uma terrível angústia sobre nós. Enfrentamos a dureza de um mundo corrompido separados de Deus. Esta não é, no entanto, a última palavra sobre o nosso destino. Há esperança para aqueles que se voltam para Deus. E, há soluções para sair vitorioso mesmo das mais profundas crises.

(série de 3 sessões disponível em .mp3)

O maior desejo

Texto base: Isaías 26:7-9

Há dois tipos de pessoas: as que crêem em Deus e as que não crêem. Ou melhor, há três tipos de pessoas: as que não crêem em Deus, as que crêem mas não Lhe obedecem, e as que crêem e Lhe obedecem. Ultimamente tenho encontrado muitas pessoas nessa categoria meio cinzenta de crer mas não querer Deus. Pessoas que reconhecem que Deus existe, que é bom, que os seus princípios e valores são bons, mas que por interesses pessoais, não O buscam, nem Lhe obedecem. Para essas pessoas, buscar Deus é ficar a perder.

(disponível em .mp3)

Castelos de areia

Texto base: Isaías 17:1-11

Os meus filhos gostam muito de fazer construções. De Legos, blocos de madeira, areia, enfim, o que estiver mais à mão. Curiosamente, acho que gostam ainda mais de as derrubar imediatamente depois de as terminarem. O trabalho e esforço de momentos de dedicação arrasados em segundos! Nos dias conturbados que hoje vivemos, muitas pessoas têm passado por experiências semelhantes.

(disponível em .mp3)

A Religião e Cristo

Texto base: Mateus 9

O pensamento religioso e a Verdade divina nem sempre são concordantes. Numa visita à sua cidade Jesus confronta-se com vários preconceitos acerca da acção de Deus em favor das pessoas. Desse confronto resulta a convicção de que a religião nem sempre nos aproxima de Deus, ao passo que um relacionamento pessoal com Cristo produz sempre salvação.

(disponível em .mp3)

O Amor que nos constrange

Texto base: Lucas 15:11-32

A parábola do filho pródigo (Lucas 15:11-32) oferece-nos um olhar ímpar sobre a natureza do Amor de Deus, bem como um entendimento maior sobre o modo como reagimos a ele.

(disponível em .mp3)

Peregrinação do coração

Texto base: Salmo 123

Durante a sua peregrinação para o templo a fim de oferecer sacrifícios ao Senhor, os israelitas entoavam um conjunto de cânticos que ficaram conhecidos como os “Cânticos dos degraus”. Podemos encontrá-los no livro dos Salmos. A maioria desses cânticos exaltavam a grandeza do Senhor, na sua Santidade e na sua capacidade de defender o povo, ao mesmo tempo que colocavam o adorador numa posição de humildade. Embora não sejamos convocados pelo Senhor a realizar uma peregrinação a algum lugar santo, necessitamos, do mesmo modo, de preparar os nossos corações para nos encontrarmos com Deus. Uma peregrinação do coração.

(disponível em .mp3)

Fruto de Santidade

Texto base:

Este episódio negro da vida de Herodes aprofundou o fosso de pecado, violência e licenciosidade em que já vivia mergulhado. A sua alma não encontrou sossego após o homicídio de João Batista. Este é o fruto de rejeitar os avisos solenes de Deus. No entanto, em meio a circunstâncias tão terríveis e violentas, encontramos notas de esperança, compaixão e desafio para as nossas vidas.

(disponível em .mp3)

Corações dilatados

Texto base: 2 Coríntios 5:18 – 6:13

A experiência cristã é sublime, mas exigente. Para alcançar o alvo que Deus propõe é necessário não perder de vista duas realidades fundamentais acerca do nosso relacionamento com Ele.

(disponível em .mp3)

Um na Multidão

Texto base: Marcos 2:13-14

A multidões são assim, indiferentes e despreocupadas com a condição do indivíduo. Por isso, a voz da multidão nem sempre é a voz da razão. Jesus tinha normalmente grandes multidões seguindo-O. Apesar disso o seu interesse mantinha-se focado no indivíduo.

(disponível em .mp3)

Gerir expectativas

Texto base: Malaquias 3:13-18

As expectativas são uma parte fundamental da vida. São elas que criam a motivação para fazer tudo quanto fazemos. A expectativa de receber um salário motiva-nos a ir trabalhar todos os dias. A expectativa de passarmos um bom tempo motiva-nos a procurar os amigos. A expectativa de ser bem-sucedido motiva-nos a estudar para um exame. Pelo contrário, quando não temos expectativas ou elas são pobres ou fracas não nos animamos a fazer seja o que for.

(disponível em .pdf e .mp3)

Como Zaqueu

Texto base: Lucas 19:1-10

A história de Zaqueu é ensinada às crianças na Escola Dominical por causa da sua simplicidade e também, porque não admiti-lo, pelo seu quê de cómico. Imaginar um homem de referência na sociedade, rico, empertigado, a empoleirar-se numa árvore é no mínimo caricato e inesperado. Mas, este episódio não pretende entreter-nos. Com ele aprendemos muitas coisas acerca do Homem, de Deus, e de como chegar a Ele.

(disponível em .mp3)

Série “Memorial

(série de 2 sessões)

Ao reflectir sobre a experiência vivida num Acampamento, o Senhor trouxe ao meu coração duas realidades diferentes mas concordantes que se concretizam quando fazemos memória da nossa caminhada com Ele. Dessa reflexão nasceu a série: Memorial.

(disponível em .pdf)

Anúncios