Um estudo agora apresentado pela revista Christianity Today, revela a lista dos Hinos mais prevalentes no culto cristão desde os finais do séc. XIX. O estudo foi realizado através da comparação de diferentes edições de Hinários das 6 principais denominações protestantes dos Estados Unidos.
Os resultados apresentam 13 hinos que apareceram em todos os 28 Hinários considerados, outros 9 que apareceram em 27 dos 28, e ainda 5 que aparecem em 26 dos 28.
Nesta lista estão hinos bem conhecidos como:
- Castelo Forte – H.C. 328
- Ao Meditar – H.C. 558
- Santo! Santo! Santo! – H.C. 559
- Tal como estás – H.C. 67
Há um facto muito interessante nesta lista: ela revela um compromisso duradouro com a concepção tradicional de adoração e mensagem Cristã. O seu foco principal é em temas fundamentais como o triunfo da Cruz, a confiança no domínio final de Jesus, e desejo por uma experiência contínua do Amor de Deus.
À vista dos tempos reformadores em que este hinos foram escritos não é estranho o carácter ortodoxo e de profundidade espiritual. O que surpreende, dada a invasão de superficialidade que tem contaminado muitas igrejas, é que estes hinos continuem a ser valorizados hoje. Graças a Deus por isso.