9 mil milhões de pixéis da glória de Deus

Já faz algum tempo que não escrevia aqui, mas, acabo de ler uma notícia que não pude deixar de partilhar.

O ESO (Observatório Europeu do Sul, localizado no Chile) divulgou uma imagem do centro da Via Láctea, a galáxia onde se encontra o nosso sistema solar. A imagem resulta de um estudo iniciado em 2010, que contempla 1929 horas de observação, por um período de 5 anos. É uma das maiores imagem já realizadas e contém 9 mil milhões de pixéis! Se fosse impressa, com a resolução típica de um livro, teria 9 metros de comprimento e 7 metros de altura!

A fotografia contém miríades de estrelas – 84 milhões contabilizadas até agora, no entanto, na imagem podem ser identificados 173 milhões de objectos, nem todos ainda identificados por dificuldades várias. Apesar disso a imagem cobre apenas menos de 1% de todo o céu. Podes explorar a imagem aqui.

Observando em detalhe as miríades de estrelas que cercam o centro da Via Láctea podemos aprender muito mais acerca da formação e evolução não apenas da nossa galáxia, mas das galáxias em espiral como um todo,” explica Roberto Saito (Pontificia Universidad Católica de Chile, Universidad de Valparaíso e The Milky Way Millennium Nucleus, Chile), autor principal do estudo.

Menos de 1% do céu. 84 milhões de estrelas. E, Deus conhece cada uma destas (e de todas as outras 99% que não vemos) pelo nome (Is.40:26). E, conhece-nos a nós, pequenas criaturas num minúsculo planeta na vastidão do Universo. Pelo nome (Ex.33:17, Is.43:1). E, Ama-nos. Como nos ama.

Se “os céus declaram a glória do Senhor” (Sl.19:1), eu não serei ofuscado por nenhuma estrela! Louvarei ao Senhor porque a Sua misericórdia é para sempre! (Sl.136)

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s