Vista aérea da barragem de aproximadamente 850m localizada no Parque Nacional Wood Buffalo, Canadá. (Créditos: Parque Nacional Wood Buffalo, S. Anderson)

Castores constroem maior barragem do mundo

“A maior barragem natural do mundo tem 850 metros de comprimentos, localizada no Canadá, foi construída por castores.

Trata-se da maior barragem natural do mundo e é visível do espaço. Não foi construída por humanos, antes por castores. Situada no Parque Nacional Wood Buffalo, no norte da província de Alberta, no Canadá, este dique mede qualquer coisa como 850 m de comprimento. Na maioria das vezes eses animais constroem barragens que não vão além dos 100 metros. O dique começou a ser construído na década de 1970 numa região isolada do Canadá e foi descoberto por Jean Thie com recurso a fotografias captadas pelo Google Earth. “Várias gerações de castores trabalharam na construção, que continua a aumentar”, declarou Thie à AFP. Os castores constroem diques para criar reservatórios de água profundos onde podem proteger-se de predadores, fazendo fluir o próprio alimento e os materiais de construção que utilizam.” (Fonte: TVNet)

Nós, humanos, gostamos muito de gabar os nossos feitos, mas como sempre Deus encontra maneiras subtis de mostrar a nossa pequenez.