O caminho da grandeza

Há uma tendência enraizada em nós para buscarmos o reconhecimento e a aclamação dos outros. Ficamos tristes e sentidos quando fazemos alguma coisa boa e ninguém nos agradece ou reconhece o que fizemos. Quando falhamos tentamos desviar a atenção de nós culpabilizando outros.

Quero falar-te de um homem que era o exemplo contrário de tudo isto. Joabe era o seu nome. Ele era um dos mais proeminentes generais do rei Davi. Um homem valente, destemido, e fiel ao seu rei. Joabe não buscava o reconhecimento dos outros pelos seus feitos valorosos. Tudo quanto lhe bastava era que o seu rei soubesse que ele o servia fielmente. O seu desejo mais profundo era que Davi, o seu rei, obtivesse toda a honra e glória pelas conquistas alcançadas.

Numa ocasião (2Sam.12:26-31), Joabe conquistou sozinho – comandando as tropas sem a presença de Davi – uma importante cidade: Rabá, a cidade real dos Amonitas. Esta era uma importante conquista que lhe valeria a aclamação de todo o povo, e poderia posicioná-lo para uma eventual usurpação do trono de Israel.

Foi neste momento crucial da vida de Joabe que ele revelou o seu carácter perfeito. Enviou mensageiros a Davi dando conta da tomada da cidade e rogando-lhe que viesse juntar-se a ele para o assalto final, a fim de que todos os créditos da vitória fossem para o rei e não para ele próprio. Que exemplo! Que grandeza de espírito!

Ao contrário do que o mundo apregoa e ensina, a humildade é o caminho da grandeza. Joabe não deixou de ser reconhecido pelo que fez e a sua atitude ficou registada como exemplo perpétuo nas Escrituras Sagradas. Vive a tua vida fazendo o trabalho que te compete, com humildade e procurando dar todo o louvor Àquele a quem serves. Grande será a tua recompensa.

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mateus 5:3)

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s