15.Mar :: Provérbios 6:20-23
Um farol é uma estrutura elevada, habitualmente uma torre, dotada de um potente aparelho óptico (fonte de luz e espelhos ou reflectores), cujo facho de luz é visível a longas distâncias. Utilizados desde a antiguidade, quando eram acesas fogueiras ou grandes luzes de azeite (de oliveira ou de baleia), os faróis foram concebidos para avisar os navegadores que se estavam a aproximar da terra, ou de porções de terra que irrompam pelo mar adentro.
Frequentemente associado aos faróis e aos faroleiros surge um outro personagem: os afundadores. Este termo designa aqueles que criavam falsos faróis com o intuito de atrair os navios para zonas perigosas, causando o seu afundamento, para posteriormente saquearem os destroços.
- O texto apresenta-nos a Palavra de Deus como uma lâmpada. Considerando o uso que dás a uma lâmpada comum, qual o significado que a Palavra deve assumir na tua vida?
- Pensando nos “afundadores” que imitavam a luz dos faróis para trazer dano aos navios, que cuidados deves ter ao acolher as diversas “mensagens” sobre a Palavra de Deus?
- O texto fala de uma experiência contínua com a Palavra. Essa é a tua experiência? Estabelece um plano para trazer a Palavra de Deus para o centro da tua vida.