A vã glória de parecer :: Devocional

23.Mar :: Provérbios 12:9

Há um filme do realizador português Manuel de Oliveira intitulado “Non, ou  a vã glória de mandar”. O pano de fundo deste filme é a guerra colonial portuguesa, durante a qual um oficial relata aos seus companheiros de armas, enquanto fazem a patrulha pela savana africana, a epopeia de Portugal, uma epopeia construída em torno de grandes derrotas. A história termina com a revolução de 25 de Abril de 1974, no mesmo dia em que o oficial morre, depois da sua patrulha ter caído numa emboscada.

Achei curiosa esta sinopse do filme. “Uma epopeia construída em torno de grandes derrotas”. A epopeia é um género narrativo que eterniza os feitos grandiosos de um indivíduo ou de um povo. É por isso um paradoxo construí-la em torno de derrotas e fracassos. Essa é, no entanto, a grande habilidade do Homem. Colocar-se em destaque e evidência, à mercê dos aplausos, embora a essência do que realmente é, seja vã, isto é, de pouco ou nenhum valor.

  1. O mundo valoriza a imagem, e coloca uma forte pressão sobre ti para viveres de acordo com esse padrão. Como tens lidado com isso?
  2. O texto de hoje demonstra que vale mais ser do que parecer. Concordas? Que mudanças precisas introduzir na tua vida para cumprir o conselho de Deus?
Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s