23.Mar :: Provérbios 12:9
Há um filme do realizador português Manuel de Oliveira intitulado “Non, ou a vã glória de mandar”. O pano de fundo deste filme é a guerra colonial portuguesa, durante a qual um oficial relata aos seus companheiros de armas, enquanto fazem a patrulha pela savana africana, a epopeia de Portugal, uma epopeia construída em torno de grandes derrotas. A história termina com a revolução de 25 de Abril de 1974, no mesmo dia em que o oficial morre, depois da sua patrulha ter caído numa emboscada.
Achei curiosa esta sinopse do filme. “Uma epopeia construída em torno de grandes derrotas”. A epopeia é um género narrativo que eterniza os feitos grandiosos de um indivíduo ou de um povo. É por isso um paradoxo construí-la em torno de derrotas e fracassos. Essa é, no entanto, a grande habilidade do Homem. Colocar-se em destaque e evidência, à mercê dos aplausos, embora a essência do que realmente é, seja vã, isto é, de pouco ou nenhum valor.
- O mundo valoriza a imagem, e coloca uma forte pressão sobre ti para viveres de acordo com esse padrão. Como tens lidado com isso?
- O texto de hoje demonstra que vale mais ser do que parecer. Concordas? Que mudanças precisas introduzir na tua vida para cumprir o conselho de Deus?