30.Mar :: Provérbios 15:30
Costuma dizer-se que as pessoas optimistas têm mais sucesso. A maneira como encaramos as circunstâncias tem uma grande influência no modo como lidamos com elas. Mas, como se faz um optimista?
O optimista é aquele que olha para todas as circunstância procurando oportunidades de desenvolvimento e crescimento. É quem tem uma auto-estima bem estruturada para poder posicionar-se em cada situação confortavelmente, isto é, estando contente e em paz com o que tem como base para alcançar mais. Pelo contrário, o pessimista não desfruta daquilo que tem pois está constantemente com medo de o perder.
Todos os filhos de Deus devem ser optimistas. A razão para isso não está na vida boa ou fácil que possam ter – o que muitas vezes não acontece – mas porque a base da sua confiança e esperança é Deus! Posso estar feliz em qualquer circunstância, porque sei que Deus está no controlo de tudo.
Já falamos do uso da língua noutra ocasião (ver aqui). Agora Deus vai mais longe e acrescenta os olhos. O nosso semblante, a luz dos olhos, tem capacidade para influenciar os outros e mudar circunstâncias. Quando criamos uma atmosfera harmoniosa, quer com o nosso semblante quer com palavras, isso faz crescer o “optimismo” necessário para enfrentar o dia-a-dia. Se realmente amamos a Deus e estamos em comunhão com Ele, essa experiência deve transparecer por todos os poros! E os que estão à nossa volta não ficarão indiferentes.
- Consideras-te uma pessoa optimista ou pessimista?
- Já reparaste que quando estás com alguém bem-disposto, comunicativo e de “bem com a vida” te sentes melhor? A Bíblia ensina-nos que devemos “encher-nos do Espírito; Falando entre nós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no nosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Ef.5:18-20) Que diferença achas que isso introduz na tua experiência com Deus e com os outros?