15.Maio :: Provérbios 27:1
Temos um adágio popular que diz: “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.” De um modo geral, interpretamos o seu significado como aproveitarmos as oportunidades que temos hoje, porque não sabemos se amanhã elas se apresentarão de novo. Então, se agora tens oportunidade de completar uma tarefa, termina-a. Se podes ajudar alguém, ajuda. Se podes amar, ama. As oportunidades perdem-se no presente. Amanhã apenas haverá lugar ao arrependimento e lamentações.
Há um grupo de pessoas que leva o sentido do ditado um pouco longe demais, e vive hoje a angústia que presume para amanhã. Ou, o sucesso que poderá conquistar amanhã. Uns vivem ansiosos, preocupados e esmagados com a espectativa negativa de um fracasso que ainda não aconteceu. Outros vivem a euforia de uma vitória que não está garantida. (Consigo lembrar-me de uns quantos adeptos de futebol que cabem nesta categoria 🙂 ) Tanto uns como outros vivem na ditadura do Amanhã – um factor sobre o qual não têm nenhum controlo.
O conselho de Deus é: “Vive Hoje as oportunidades de Hoje. Deixa para Amanhã as oportunidades de Amanhã. E, descansa, porque Eu estarei contigo TODOS os dias.”
- Costumas sentir-te ansioso quanto ao futuro? Como lidas com isso?
- Achas que uma atitude errada quanto ao futuro poderá reflectir uma falta de confiança em Deus? Porquê?
- Pede a Deus que te ajude a esperar Nele e a viver o presente de acordo com a Sua vontade.