Jesus, o doce Pastor

Se pudesses escolher, que face davas a Deus?

As diferentes religiões têm a sua visão própria de Deus. Um deus bonzinho, tirano, impessoal, mesquinho, impossível de conhecer, apático, indiferente, irascível. As diferenças são tantas que é impossível que todos falem do mesmo deus. Escolhemos conforme nos convém.

Se não queremos um deus intrometido na nossa vida, imaginamo-lo como uma força cósmica impessoal em quem meditamos abstractamente. Se nos sentimos machucados, preferimos um deus bonzinho e carinhoso que só nos dá coisas boas. Se somos ambiciosos, queremos um deus que garanta a nossa prosperidade. Se nos achamos superiores aos outros, a nossa escolha recai sobre o deus tirano que justifica a nossa violência sobre os mais fracos.

O problema é que quando somos nós a dar uma face a Deus ela sempre é à nossa imagem, e não à d’Ele.

Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.
Isaías 40:9

As boas-novas anunciadas por Isaías são que é possível conhecer a face de Deus. Sem invenções, preferências ou fantasias. “Aqui está o vosso Deus”, é a maravilha do Evangelho. E, como é Deus?

Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e a sua recompensa diante dele.
Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente.
Isaías 40:10-11

Ele é forte e poderoso, o domínio está nas suas mãos. Perante o Senhor devemos temer e tremer. Mas, estranhamente, na Sua revelação a nós a grandeza da Sua glória não nos aterroriza. Porquê? Por que Ele traz a face do Pastor. O pastor apascenta o rebanho. Apascentar é pastorear, suprir, tomar conta, assistir, cuidar. Isso implica não só a provisão generosa ou a protecção dos perigos mas, também, a correcção e disciplina que evitam que alguma ovelha se perca ou magoe. Deus equilibra de forma perfeita os Seus atributos.

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:11

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem.
João 10:14

Jesus é o Bom Pastor, a face visível de Deus. Ele deu a Sua vida por ti. Ele conhece-te. Ouve a Sua voz. E, segue-O.

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s