Jesus, o grande Sacerdote

Quando um grande grupo de pessoas quer fazer ouvir a sua contestação pode vir para a rua e manifestar-se de forma ruidosa. Mas, se o mesmo grupo quiser negociar as suas reivindicações terá que eleger entre si um representante, um porta-voz, que sirva como interlocutor entre as partes.

Num contexto espiritual, da relação do Homem com Deus, a Bíblia também nos aponta essa figura – o sacerdote.

Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados;
E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.
E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.
Hebreus 5:1-3

A função do sacerdote é fazer a ligação entre o Homem e Deus. O seu carácter deve ser manso e compassivo. Ao interceder perante Deus pelos pecados de outrem deve lembrar-se que ele, igualmente, carece de misericórdia.

Por causa dessa sua fraqueza humana, o sacerdote não pode garantir o perdão dos pecados. Tanto ele, como aqueles por quem suplica, se entregam à misericórdia de Deus.

Mas, uma profecia deixa antever um rasgo de esperança. Um novo Sacerdote capaz de garantir o nosso acesso ao Santo Deus.

Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.
Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios.
Zacarias 6:12-13

O Rei-Sacerdote pode garantir o perdão. Aquele que julga pode estender misericórdia.

Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34

Jesus, o Filho de Deus, encarnou. Ele se fez Homem como nós. Padeceu as mesmas dores. Viveu sem pecado. Ofereceu a Sua vida em favor de pecadores. Ressuscitou ao terceiro dia. Foi elevado à glória do Pai. Assentou-se no trono para reinar soberano. E, intercede por nós. Haverá maior prova do Amor de Deus?

Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
Hebreus 2:17-18

Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
Hebreus 4:14-16

Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 7:24-28

Tendo preparado todas estas coisas o Senhor, na Sua sabedoria estabeleceu que:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
1 Timóteo 2:5

Vem hoje a Cristo.

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s