O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade.
Salmos 45:6
Nada há de mais terrível do que um rei soberano déspota e tirano. A perpetuação da crueldade e da injustiça é um fardo insuportável sobre os governados. Infelizmente, mesmo actualmente, conhecemos vários casos assim. Eles estão nas notícias pelas piores razões.
Por causa desses exemplos desgraçados tendemos a rejeitar toda e qualquer forma de governo absoluto sobre nós. Como se na soberania abdicada da nossa vida residisse toda a forma de miséria e infelicidade. Para nós, ser “o capitão da minha alma, o Senhor da minha vida” equivale à liberdade, e felicidade absoluta.
Estamos enganados.
Se é verdade que nenhum Homem é capaz de um governo perfeitamente justo e fraterno, é igualmente verdade que o Perfeito Homem, o Filho de Deus, Jesus Cristo, é o Rei Soberano e Absoluto, Justo e Verdadeiro. Aquilo que nenhum de nós é capaz de alcançar, Ele pode.
Há um estranho paradoxo em tudo isto. É quando abdicamos da nossa “soberania” e nos rendemos à Sua Soberania que encontramos sentido para a vida. É quando deixamos de tentar resolver tudo por nós mesmos, que encontramos soluções n’Ele. É quando descansamos na Sua Verdade e Justiça que somos finalmente felizes.
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
Apocalipse 19:11