O Legado

Caminhamos rapidamente para o final de mais um ano. Muitos aproveitam esta altura para fazer um balanço das suas vidas e planear o futuro. É bom fazer uma pausa para meditar.

O Senhor colocou um pensamento no meu coração que me tem acompanhado nestes dias: “Qual é o legado que estou a construir?”

Com base em Josué 23 quero partilhar alguns pensamentos que o Senhor trouxe ao meu coração.

Josué era nesta altura um homem velho e pressentia já o dia da partida. Antes de morrer, ele convoca todo o povo para uma declaração solene. No fim da sua carreira o líder Josué queria entregar ao povo o seu legado. O que ele disse pode surpreender-nos.

1. O verdadeiro legado constrói-se no testemunho de uma vida inteira.

O teu legado não será uma emenda de última hora para apagar tudo o que fizeste. A marca que vais deixar naqueles com quem privaste foi construída todos os dias, em todas as atitudes, palavras e gestos que tiveste para com eles. “Vocês mesmo viram…” (vs.3) Josué não deixava nada de novo ou estranho. Era o percurso de toda uma vida.

2. O verdadeiro legado não consiste de riquezas ou glória humana.

Esforçamo-nos por prover o melhor para os nossos. Esperamos assim garantir um melhor futuro para eles. Fazemos bem em ser responsáveis e cuidar da nossa família. Mas, não penses que alguma dessas coisas é o melhor legado que podes construir. Os tesouros desta terra são efémeros. Não podes sequer guardá-los e garantir que os terás amanhã. Josué lembrou o povo de todas as bençãos que tinham recebido ao longo dos anos. Vitórias sobre os inimigos. Uma terra boa. Paz e descanso. Como líder Josué poderia apresentar isso como o seu legado à nação. No entanto, ao enumerar cada uma das bençãos recebidas ele sempre apontou para o dador delas, “O Senhor, vosso Deus…”. Mais do que confiar nas bênçãos que Deus te dá, confia no Deus que as pode renovar a cada manhã.

3. O verdadeiro legado consiste de coisas eternas.

Com este pano de fundo Josué está pronto para entregar ao povo o seu verdadeiro legado. Ele fá-lo com um sentido de urgência e solenidade: “Façam todo o esforço…” (vs.6) Este é o seu legado:

  • Um testemunho de obediência à Palavra de Deus. (vs.6)
  • Um testemunho de busca de santidade e pureza. (vs.7)
  • Um testemunho de Amor ao Senhor. (vs.8,11)

4. O verdadeiro legado fica inculcado nos corações daqueles que nos conhecem.

A vida de Josué era o testemunho vivo da fidelidade de Deus. “Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma…” (vs.14) Será que a tua vida está a ter um impacto tão grande nos outros a ponto da glória de Deus ficar gravada nos seus corações? O carácter de Jesus Cristo pode ser reconhecido em ti? O teu exemplo vai atrair outros a Deus? Enquanto aquela geração que conheceu Josué viveu o povo não se desviou do Senhor.

Não desperdices a tua vida.

______________________________

Poderás encontrar reflexões semelhantes em Pregações.

Se quiseres podes ouvir o sermão “O Legado” (aprox.50min):

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s