Aqui sou feliz

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1 Tessalonicenses 5:18

aqui sou feliz

Durante os últimos anos passei neste lugar diariamente em viagem para o emprego. Todos os dias este barracão “pregava” para mim.  Aquelas três palavras nunca escapavam aos meus olhos e atingiam como uma seta um coração teimosamente insatisfeito. A felicidade, conforme a concebemos, está em pleno desacordo com o cenário. É um paradoxo gritante para os nossos corações obcecados com segurança, sucesso, prazer e dinheiro.

De todas as vezes, o versículo de 1 Tessalonicenses subia à minha mente: “Em tudo dai graças”. Um coração agradecido é um coração satisfeito. Um coração satisfeito é um coração feliz. Considero que este é um dos mandamentos mais difíceis de cumprir em toda a Bíblia. Porque é contrário à nossa natureza. Somos criaturas insatisfeitas. Rabugentas. Reclamamos de tudo. Queremos sempre mais. Se algo nos corre mal, gritamos com todos, a começar por Deus.

À primeira vista a nossa dificuldade está no “TUDO”. É um mandamento exigente demais. Abrangente demais. Pesado demais. Mas, isso é só metade da história. Há uma razão mais profunda e fundamental para o nosso fracasso. Tudo começa pela maneira como lemos o versículo. Vemos o mandamento – eu diria a consequência – e esquecemos a Causa. Tenho aprendido que a palavra-chave do texto é o porque. Há uma razão para a minha gratidão extravagante. Há uma Causa para a satisfação paradoxal – Deus.

Deus é a fonte, a causa, a sustentação e o fim da minha satisfação. Ele redime a minha vida da insatisfação, e ensina-me a viver a Sua vontade, e a nela encontrar prazer. O nosso problema é não aceitarmos a vontade de Deus como “boa, perfeita e agradável” (Rm.12:1). Aos nossos olhos ela é, em tudo, contrária ao que é melhor para nós. Precisamos aprender com Davi, para quem “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará” (Sl.23:1). Ou, como diz a versão inglesa – que prefiro, “não sentirei falta de coisa nenhuma”. Por que é que não sou consumido pelo desejo insaciável de  ter mais, ser mais, fazer mais, ou de escapar de uma circunstância difícil? Porque a minha segurança e gozo estão em Deus. Ele me basta.

Se falamos da Causa também precisamos falar do Meio – Jesus Cristo. A vontade de Deus cumpre-se em nós através de Jesus Cristo. Ele é o Mediador entre Deus e os Homens. Ele é quem nos conduziu ao Pai. Ele é quem nos reconciliou com Deus pelo Seu sangue. Ele é quem vive em nós. Sem um encontro com Jesus não tens acesso à vida abundante. Sem um relacionamento com o Cristo não tens perdão nem poder sobre o pecado. Enquanto a nossa tentativa de cumprir 1Ts.5:18, ainda que em nome de Deus, se basear nos nossos esforços religiosos estamos destinados ao fracasso. O poder para viver essa vida está somente em Jesus Cristo.

Tendo corrigido a nossa perspectiva sobre o segredo da felicidade estamos prontos para desfrutá-la. A gratidão surge como uma consequência do nosso correcto relacionamento com Deus e com o Seu Filho Jesus. A raíz da nossa satisfação já não está neste tempo, nem neste mundo, mas na Rocha Eterna que não nos falhará. Mas, ainda temos que lidar com o “TUDO”. Não há circunstâncias, dificuldades, contrariedades, frustrações, fracassos, dores, sofrimento ou qualquer outra coisa que diminua o gozo glorioso de conhecer a Deus e Lhe pertencer. O Seu Amor derramado em nós é inextinguível! (Rm.8:37-39) Mas, “TUDO” não é só aquilo que é exterior. É também o que sou, cada parte do meu ser, cada área da minha vida totalmente rendido a Deus, à Sua vontade, experimentando o gozo inexcedível da vida eterna.

Creio que este é o significado da expressão cunhada por John Piper: “God is most glorified in us when we are most satisfied in Him”. Deus é mais glorificado em nós quanto mais satisfeitos estamos nele. Que assim seja.

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s