Cuidado com o degrau

Nunca é fácil lidar com o fracasso. O nosso ego é esmagado, a censura dos outros corta-nos por dentro, e o medo de não atingirmos os alvos tolhe-nos a capacidade de reacção. A atitude com que encararmos esses momentos de lucidez forçada vai determinar o nosso futuro.

Ontem, ao chegarmos a casa, o J. tropeçou no degrau do passeio e caiu. Logo veio o chorinho-de-lamento-que-diz-que-não-há-danos-mas-só-preciso-de-mimo. 🙂 Ajudei-o a levantar-se, dei-lhe o mimo desejado, e aconselhei:

“Vês o degrau? Tens de ter cuidado para não caires outra vez.”

A resposta pronta não tardou:

“Por que é que está ali o degrau para eu cair?”

Fiquei desarmado.

Perante o fracasso lembra-te que:

  1. O teu fracasso não é o resultado de uma conspiração universal contra ti. Temos a tendência de pensar que o mundo gira à nossa volta. Quando as coisas não correm como planeado, encontramos sempre explicações em teorias conspirativas contra nós.
  2. As dificuldades não implicam fracasso. Muitas vezes quando não atingimos os objectivos, desculpamo-nos dizendo que eram coisas muito difíceis, e que por isso é normal, e desculpável, não termos conseguido. É curioso como usamos esse argumento ao contrário quando as coisas até correm bem.
  3. A culpa não pode morrer solteira. Esta inclinação para “sacudir a água do capote” pode ser seguida até ao Éden. Esquecemo-nos que o uso do bode expiatório para resolver o pecado ainda assim, requer a admissão e confissão de culpa.
  4. Deus está sempre pronto a restaurar-te. Se realmente queres uma mudança na tua vida, Deus pode ajudar-te. Para Ele os teus fracassos nunca são o fim. As provas, mesmo quando não são superadas, são uma oportunidade de crescimento.

“Assim diz o SENHOR: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei.” Isaías 49:8

Anúncios

Partilha os teus pensamentos:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s