25.Abr :: Provérbios 21:5
Vivemos tempos exigentes. A famosa crise impõe sobre nós um peso de ansiedade, dificuldades e desesperança que tolhem o nosso futuro. Tempos exigentes clamam por vidas exigentes.
O texto de hoje fala de dois tipos de pessoas que aparentemente são parecidas, mas cujo fim é bem diferente. O diligente é definido no dicionário como aquele que trabalha com gosto e dedicação, rápido de raciocínio, agencioso, activo, dedicado, trabalhador, e zeloso. O fruto da sua determinação é a abundância.
O apressado é definido como aquele que tem pressa, mas, age precipitadamente. O seu fim é a ruína. O lema do apressado é a “Lei do menor esforço”. A sua técnica a do “desenrascanço”. Mas, a sua incapacidade para a perseverança, o esforço e dedicação nunca o conduzirão ao fim desejado.
- Deus ensina-nos quais os princípios de vida válidos para uma verdadeira experiência de felicidade. Em qual destas duas figuras te revês?
- A sociedade pós-moderna em que vivemos faz o culto do Eu, da Imagem, e do Imediato. De que maneira tens sentido essa pressão na tua vida?
- O caminho que Deus propõe é bastante mais exigente, mas produz efeitos de longo prazo. Quais os principais benefícios de seguir o conselho de Deus?