8.Maio :: Provérbios 24:3-5

O meu filho João tem uma t-shirt – é mesmo uma das suas preferidas – com um boneco em pose atlética que se chama “Mr. Strong” – o “Sr. Forte”. Sempre que veste aquela camisola é vê-lo andar a mostrar os seus músculos a toda a gente!

Todos queremos ser fortes. E gostamos de exibir a nossa força, porque ela conquista um espaço para nós. Exibimos os títulos académicos, os feitos profissionais, as contas bancárias, as conquistas amorosas, as maroscas em que fomos bem-sucedidos. É a nossa força. Aquilo que diz aos outros que nós somos capazes, bons e temíveis.

Quando nos comportamos assim, agimos como o meu filho, exibindo orgulhosamente os músculos que só existem ainda na sua imaginação. A verdadeira força vem de outro lugar. Não é palpável, nem exibível na forma de cartão de visita.

  • Sabedoria – a capacidade para agir da maneira acertada, capacidade de identificar os erros e corrigi-los.
  • Entendimento – capacidade de compreender, de perceber a realidade, inteligência.
  • Conhecimento – conjunto daquilo que se sabe, informação, ciência.
  1. A imagem que transmitimos aos outros é muito importante no estabelecimento dos nossos relacionamentos. Como poderemos competir num mundo que “joga” com regras tão diferentes daquelas que Deus propõe?
  2. Considera os dois padrões de força que apresentamos. Qual deles pensas que produzirá melhores frutos a médio-longo prazo? Porquê?
Advertisement