Desde que mudámos de casa, há quase 2 meses, que estamos sem TV.
A casa para onde mudámos tinha a antena avariada. Arranjou-se. Depois, descobrimos que a rede dentro de casa também não estava boa. Arranjou-se. Por último, verificámos que o sinal TDT não é dos melhores, e não permite uma boa recepção. Não arranjámos.
Fomos adiando a resolução e hoje, passados 2 meses, já nem sinto falta dela. Confesso que até estou a gostar da experiência. A TV pode ser uma forte distracção.
Mais tempo para brincar
As crianças passam muito mais tempo a brincar, a imaginar e a fazer-de-conta. Nós, é claro, também entramos nesse mundo fantástico. Temos melhor controlo sobre o que vêm, porque agora estão limitados aos DVD, e, definitivamente protegidos de todos os desenhos animados cheios de monstros, monstrinhos, feitiços e poderes ocultos que, infelizmente, hoje em dia, são o entretém das crianças. O que é feito do Rato Mickey, da Pantera Cor-de-Rosa e do Tom Saywer?
Mais tempo para crescer em família
Muito do nosso tempo é passado juntos. Isso é mais exigente para nós, pais. Às vezes bem que nos apetece que eles fiquem sossegados (leia-se, hipnotizados) em frente ao ecrã, para termos um momento de tranquilidade e silêncio. Mas, ao estarmos juntos, partilhando o espaço e muitas vezes as actividades, temos melhores oportunidades para ensinar coisas novas. As tensões surgem mais facilmente, mas, elas são uma oportunidade para ensinar sobre o amor, graça, misericórdia, perdão, reconciliação, entreajuda, obediência, etc.
Mais tempo para conversar
Sou pouco falador. Já os meus três filhos nasceram com a língua em modo turbo! 🙂 Eles falam incessantemente. Temos as conversas mais maravilhosas e surpreendentes. Falamos sobre tudo. Gosto muito de conversar com a S.. O silêncio aberto pelo ecrã negro abre espaço para derramarmos a alma perante outro.
Mais tempo para…
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8
Proponho um desafio:
- Não deixes que a TV determine a tua dinâmica familiar.
- Estabelece um tempo para a TV estar ligada (não vale escolher o dia todo 🙂 ).
- Dedica o tempo em off mode a ser feliz!
______________________
P.S. Acho que vou interromper o meu jejum televisivo! Li algures que vai estrear um novo programa culinário – “Chef’s Academy”. Não sei se consigo resistir! 😉