1.Abr :: Provérbios 16:5,6
Segundo a Wikipédia, PROCESSO (no latim procedere é um verbo que indica a acção de avançar, ir para a frente (pro+cedere)) é o conjunto sequencial e peculiar de acções que têm como objectivo atingir uma meta.
Quase tudo na vida deriva de processos. A confecção de uma refeição. O funcionamento de um motor. A gestão de uma empresa. A biologia de um corpo. Mesmo nos nossos relacionamentos inter-pessoais podemos reconhecer a dinâmica básica de um processo. Creio que isso resulta da ordem com que Deus fez todas as coisas.
O nosso relacionamento com Deus também é um processo. Há um passo inicial, e uma sequência de outras decisões, que culminam num objectivo final. Os versículos de hoje falam disso:
- Mudança de coração, ou arrependimento. Não é possível chegar a Deus sem essa atitude de humildade diante dEle. Não é uma encenação exterior, mas uma revolução do coração. Um desejo de mudança. Um desgosto com o pecado. Uma emergência por salvação.
- Confissão. O perdão vem pela misericórdia e pela verdade. O arrependimento leva à confissão do pecado e ao apelo à misericórdia de Deus.
- Santificação. A sinceridade nos passos anteriores conduz inevitavelmente à última parte do processo: o desejo de nunca voltar atrás. Colocar Deus como a prioridade, temê-Lo, afasta-nos do pecado.
A verdadeira conversão é como uma reacção em cadeia – uma vez iniciado o processo não é possível travá-lo, uns passos sucedem aos outros até atingir o objectivo final. Apesar disso muitos tentam travar e parar a obra de Deus nas suas vidas.
- Em que parte do processo estás tu?
- Que coisas têm travado o teu progresso?
- Fica por momentos em oração diante de Deus e reavalia o teu relacionamento com Ele. Deixa que Ele te mostre qual o próximo passo a dar no teu processo de nova vida em Cristo.