“A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente.” (Salmo 19:7-9)
Ando há dias com este texto na cabeça. É tremendo! Já o tinha lido muitas vezes, mas desta última vez, ao ler numa versão diferente (Almeida Corrigida e Revisada Fiel), o enunciado diferente fez-me reflectir melhor.
David começa por enumerar as perfeições do Senhor e da sua vontade para nós:
- A lei do Senhor é perfeita, isto é completa, coerente, absoluta, à qual não falta nada, harmoniosa, e, por isso, traz tranquilidade e descanso a quem se deixa dirigir por ela.
- O testemunho do Senhor é fiel, isto é, totalmente confiável, verdadeiro hoje, amanhã e sempre, em todos os lugares e circunstâncias, e, por isso, ajuda na tomada de decisões até às pessoas mais simples.
- Os preceitos do Senhor são retos, isto é, direitos, justos, correctos, não defraudam nem iludem, e, por isso, só podem ser motivo de gozo para quem os vive.
- O mandamento do Senhor é puro, isto é, sem maldade, sem interesses mesquinhos ou egoístas, santo, inocente, e, por isso, traz luz e clareza à vida de todos.
Como consequência dessa perfeição de Deus e das bençãos que Ele traz à nossa vida, O TEMOR DO SENHOR É LIMPO! A minha reverência para com Deus, o respeito que Ele me merece, a consideração absoluta por Aquele que me faz tanto bem e é Santo e Perfeito, é limpa, isto é, sem pecado!
Tremi todo quando li estas palavras. E, ao cabo de dias, elas ainda martelam no meu coração e na minha mente. A evidência do meu temor ao Senhor é uma vida limpa. LIMPA! Não toleramos uma pequena nódoa microscópica que cai na nossa camisa, porque nos preocupamos com o impacto que isso pode ter na nossa imagem perante os outros. Mas, convivemos bem com manchas gigantes de pecado nas nossas vidas, e melhor ainda com os pequenos pecadinhos, não nos importando com o impacto que isso possa ter no nosso relacionamento com Deus.
Temer o Senhor significa abandonar uma conversa que se torna torpe ou maledicente. Temer o Senhor significa mudar de passeio para não passar na banca de jornais com capas imorais. Temer o Senhor significa desligar a TV para não contaminar a minha mente com sensualidades, mentiras, perversões e branqueamentos do pecado. Temer o Senhor significa ter cuidado por mim mesmo – na maneira como me visto, falo, comunico – para não provocar os outros ao pecado. Temer o Senhor significa não ficar sozinho com a namorada para evitar a tentação. Temer o Senhor significa ficar do lado da verdade ainda que isso me prejudique. Temer o Senhor significa não tolerar nenhuma espécie de pecado na minha vida, mas chorá-lo amargamente em busca de arrependimento e perdão. Temer o Senhor significa aprender a Sua santidade.
Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. (Salmo 19:12)
Temer o Senhor é buscar incessantemente a vitória sobre o pecado.
Sinto-me tremendamente humilhado diante do meu Deus. Quero ser limpo. E tu?
Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! (Salmo 19:14)