“Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele, pela sua grande misericórdia, deu-nos uma vida cheia de esperança por meio da ressurreição de Jesus Cristo, e prometeu-nos uma herança que não pode destruir-se, nem perder o valor, nem estragar-se. É a herança que Deus vos reservou no Céu.” (1Pedro1:3-4)

fé

Quando uma notícia é boa demais temos dificuldade em aceitá-la. Demoramos um tempo a reagir, revendo na cabeça as palavras que ouvimos só para ter a certeza que ouvimos bem. Ficamos em êxtase, sem crer que é mesmo verdade. Recusamo-nos a viver por antecipação enquanto não tivermos nas mãos a prova física e palpável das boas novas. Ver para crer. Afinal, não somos assim tão diferentes de Tomé.

Ele foi o late bloomer* do grupo mais íntimo de Jesus. Tomé recebeu a notícia do sepulcro vazio junto com os outros discípulos. As mulheres, pela manhã, tinham ido ao túmulo para preparar o corpo do Senhor, pois tinha sido sepultado à pressa. Encontraram a pedra rolada, e um túmulo vazio. Pedro e João, recebendo as notícias foram os primeiros a verificar as palavras das mulheres. João, viu e creu. (João 20:8) Maria Madalena, voltou ao Jardim e encontrou o Mestre. (João 20:18) Ela foi testemunha perante os discípulos de que o Autor da Vida vencera a Morte. Estou certo que os discípulos, todos eles, incluindo Tomé, foram ver os panos deixados para trás no sepulcro vazio. Os discípulos, todos eles, excepto Tomé, viram o Senhor aparecer no meio deles. E creram. (João 20:19-22) Todos, menos Tomé. Ele era o único do grupo íntimo de Jesus que ainda não O tinha visto ressuscitado.

As palavras do testemunho dos seus amigos. A comprovação do sepulcro vazio. Tudo parecia bom demais. Difícil demais. Improvável demais. Tomé precisava, como nós, ver para crer.

Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.” (João 20:25)

Somente uma semana mais tarde Jesus reapareceu aos discípulos. Tomé estava presente. Depois de uma semana de dúvidas, certamente de angústia por não ter a sua fé confirmada, Tomé cai aos pés de Jesus e humilha-se: “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28) Apesar de Jesus estar ressurecto há uma semana só a partir dali Tomé viveu e experimentou o poder transformador da ressurreição.

Tal como Tomé, é possível que estejas a negar e a desperdiçar o poder da ressurreição. Examina-te a ti mesmo e vê se os sinais da fé estão presentes e atuantes na tua vida.

  1. A ressurreição de Jesus faz-te bem-aventurado. Jesus disse a Tomé que eram bem-aventurados aqueles que não vendo, criam. (João 20:26) A fé não é confirmada com os nossos sentidos, mas, no espírito. Uma fé viva faz de ti uma pessoa bem-aventurada. Feliz, realizada, em paz consigo e com Deus, equilibrada, gozando em pleno as bençãos de Deus. Negar a fé lança-te nas garras da dúvida e do medo, e rouba toda a tua esperança. Crê, e a presença do Cristo ressurecto e o Seu poder serão uma realidade tangível na tua vida.
  2. A ressurreição de Jesus traz-te nova vida. Tendo a fé firmada em Cristo, na Sua morte e ressurreição, tu sabes que “como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andamos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6:4) Como Pedro disse: “Ele nos gerou de novo“. (1Pedro 1:3) A realidade do novo nascimento é possível por causa da ressurreição. Se crês, nasceste para uma nova vida, repleta de esperança e do poder de Deus, em plena liberdade para conhecer, amar e servir o Senhor que te Ama “de tal maneira”.
  3. A ressurreição garante o teu futuro. A esperança da nova vida aponta para o futuro. Um futuro garantido por Deus. Uma herança. (1Pedro 1:3-4) A vida eterna não é, no entanto, conjugada em tempos futuros. É para ser vivida hoje, aqui e agora, à luz daquilo que sabemos que nos espera. É assim que eu posso, se creio, olhar para os problemas e tribulações do Hoje, como leves e momentâneos. É assim que posso, se creio, vencer a tentação e negar-me a mim mesmo, por que vejo O invisível, e aguardo a herança que está guardada para mim. É assim que vivo o abundante gozo da minha salvação, porque a tenho por certa e inabalável, por causa Do que prometeu. Se crês, nunca serás refém do passado, nem do presente.
É uma questão de Fé. Porque “sem fé é impossível agradar-Lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.” (Hebreus 11:6)
________________________________________________________________________
* late bloomer é uma expressão inglesa que define uma pessoa cujos talentos e capacidades se desenvolvem mais lentamente do que os seus pares, mas, mais tarde, revela talentos ou génio numa determinada área.
Advertisement